terça-feira, 27 de março de 2012

"Palco e Plateia - Um estudo sobre proxêmica teatral"

O teatro não se faz sem o outro. O teatro é assim. Basta um espectador, para que ele passe a existir, não como experiência isolada ou solitária de um grupo de artista ou de um texto unicamente para ser lido, como um acontecimento coletivo, envolvendo que faz e quem assiste. O leitor ideal, é certamente, o ator, o diretor, o cenógrafo, o figurinista. Mas o autor é generoso e não escreve apenas para sua gente. Seu texto ensina leitores - expectadores, como ver e viver o espetáculo. Afinal, o teatro só faz sentido como experiência compartilhada entre o artista e o espectador, entre o palco e o mundo.

Roberto Gil Camargo: Professor titular de Teatro e Literatura na Universidade de Sorocaba-UNISO- e professor-convidado de Iluminação Cênica na Esmae, em Portugal. Autor de outros livros/artigos....
Um belo livro!



terça-feira, 13 de março de 2012

O ARCO DA CONVERSA- CLAÚDIA FARES

O arco da Conversa é um livro sobre a solidão. Traz na simplicidade do título duas palavras humanas, demasiado humanas. O arco, palavra das tensões, das lutas de vida e morte. A conversa, a palavra de todas as palavras humanas, pois todo dizer é sempre um estar acompanhado. Mesmo falando sozinho, sempre ainda se fala com o passado e o futuro da língua, com  a sua memória e a sua possibilidade.

É um livro que devolve a solidão para o seu étimo, isto é, para o seu lugar próprio. Solidão, solo, soledad, saudade.  A solidão humana, o solo do ser -humano é estar em tensão com o que passou e o que pode vir a ser, é a vida de um espaço - entre, é a sonoridade de um intervalo. Um solo em profunda atividade.
Marcia Sá Cavalcante Schuback


O arco da conversa, um ensaio sobre a solidão, constitui uma abordagem inédita na bibliografia brasileira onde a solidão é analisada no rico universo da música popular brasileira, especificamente na obra do compositor Caetano Veloso.
O ensaio tem sua origem numa tese, defendida na Sorbonne, que surpreendeu pela originalidade com a qual a autora fez uso de um vasto material teórico como instrumento de leitura e compreensão do cancioneiro de Caetano Veloso.
Editores

Belíssimo!